Notícias

São José dos Campos cria cartilha com dicas de segurança para ciclistas

on

Lideranças de grupos de ciclistas durante apresentação da cartilha: mais segurança para os passeios em grupo. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos criou uma cartilha digital com dicas de segurança para ciclistas. O conteúdo do material foi apresentado nesta sexta-feira (20) no Paço Municipal, em solenidade que seguiu todas as recomendações de saúde do Plano São Paulo contra o Coronavírus, como uso de máscara e álcool em gel e distanciamento social.

A cerimônia contou com a participação de diversos grupos de ciclistas que atuam na cidade. A cartilha será disponibilizada no site da Prefeitura e compartilhada nos grupos de WhatsApp da categoria.

Contém dicas como evitar pedalar em locais isolados, realizar a atividade esportiva preferencialmente em grupo e a importância de utilizar os paraciclos (bicicletários) disponibilizados pela Prefeitura em pontos estratégicos do município, entre outras orientações.

A cartilha disponibiliza ainda link para acesso direto e rápido para realização de Boletins de Ocorrência eletrônicos em casos de furtos ou roubos das bikes, além de telefones para ligações de emergência como 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar), que são gratuitos e estão disponíveis 24 horas por dia.

“A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa, que vai nos ajudar muito. Segurança nunca é demais. Com estas orientações, ficaremos mais tranquilos para fazer nossos passeios”, disse Antenor Atílio Toso, coordenador do grupo Pedal e Prosa, que tem 190 seguidores.

Mais segurança

Antes mesmo da criação da cartilha, a Prefeitura e as forças de segurança têm realizado ações preventivas e integradas para garantir mais tranquilidade aos ciclistas.

Somente neste ano, a GCM (Guarda Civil Municipal) recuperou seis bicicletas que haviam sido furtadas ou roubadas.

No último domingo (15), guardas acompanharam passeio na região oeste promovido por grupo de mulheres ciclistas.

Outras ações estão sendo discutidas, como a ampliação das rondas da GCM e da Polícia Militar nas rotas mais utilizadas pelos ciclistas com o objetivo de garantir ainda mais segurança para que realizem seus passeios e curtam seu hobby com tranquilidade.

Motoristas de aplicativos

Em junho último, a Prefeitura criou e disponibilizou cartilha digital com dicas de segurança para motoristas de aplicativos após reunião com lideranças do setor na Secretaria de Proteção ao Cidadão.

Este trabalho educativo é mais uma ação do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 para evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido mês a mês desde 2019.

A consolidação e a ampliação do programa, junto com as forças de segurança, integram o Plano de Gestão 2021-2024.

Recommended for you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *