OUTRAS NOTÍCIAS

Qual é o próximo avanço na conexão à internet?

on

A web mudou o comportamento das pessoas e passou a fazer parte do dia a dia delas. (Foto: Pixabay)

A internet é uma das invenções mais revolucionárias do mundo. Desde o surgimento da conexão dial-up até a implantação da banda larga, fomos inseridos em um universo cada vez mais digital.

A web mudou o comportamento das pessoas e passou a fazer parte do dia a dia delas, contribuindo para ampliar o acesso às diversas informações, bem como colaborando para proporcionar entretenimento e na ampliação das relações, mesmo à distância, por meio das redes sociais.

Nesse contexto, as empresas também encontraram na internet e nas diversas ferramentas e funcionalidades advindas dessa rede, uma alternativa de divulgar seu trabalho e realizar a comunicação com o seu público-alvo.
A transformação dessa tecnologia contribuiu, ainda, para levar a web para a palma das nossas mãos, por meio do mobile. Somente no Brasil, 71 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da

Informação (Cetic.br), NIC.br e CGI.br.
Diante de toda essa evolução, as pessoas se tornaram mais exigentes em relação à qualidade e à velocidade da rede, acelerando a sua conexão à internet, mesmo porque tanto o seu trabalho quanto suas atividades estão, na maioria das vezes, relacionados ao universo digital.

Veja algumas dicas para ajudar a melhorar a conexão:
● Confira a real velocidade recebida pela operadora de banda larga;
● Reinicie a conexão;
● Evite abrir muitas abas no navegador;
● Fique atento aos programas em segundo plano;
● Realize a limpeza do navegador;
● Remova extensões e plugins desnecessários;
● Utilize gerenciadores de downloads;
● Verificar vírus e malwares;

A revolução da tecnologia 5G
Um tema que tem gerado muitas discussões é o 5G. Considerada uma revolução nas redes de telecomunicações, essa nova tecnologia tem sido aguardada para 2020. A expectativa é que a rede traga resultados significativos e até possibilite novos modelos de negócios.

No passado não muito distante, as redes 2G, 3G e 4G representaram um grande impacto, principalmente, com o surgimento dos smartphones e com o aumento na velocidade da internet. Com isso, nós usuários, transferimos muitas atividades, antes executadas no computador, para o celular e incorporamos a esse dispositivo alguns hábitos em nossa rotina, como o uso de SMS; envio de e-mail, fotos e vídeos; transmissão de filmes, entre outros.
Com a implantação do 5G, a ideia é ganhar ainda mais em velocidade, pelo menos, a tendência é que seja 20 vezes maior do que no atual 4G. Desta forma, será possível ter mais rapidez em tarefas do nosso dia a dia como, por exemplo, durante o download.

No entanto, a principal vantagem dessa nova rede é a possibilidade de criar novos segmentos de negócios e incentivar a sociedade a se conectar cada vez mais. Entre essas novidades, podemos considerar o desenvolvimento de produtos e uso da tecnologia nos quais se destacam os carros autônomos, a utilização de drones nos serviços de entrega e a realidade virtual.

O 5G também promete não ficar restrito apenas às áreas da Telefonia e da tecnologia. A expectativa é impactar setores como o do Transporte e da Saúde, que poderão, inclusive, contar com uma infinidade de dispositivos interconectados.

Recommended for you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *