Campeonato Brasileiro

Vitor Zucco é o novo campeão brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub23

on

Destemido e com muita personalidade, foi assim que o jovem ciclista Vitor Zucco, de apenas 21 anos, suprimiu a tática de todos os adversários e surpreendeu os grandes favoritos ao título da prova de resistência masculina do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub23, disputado neste domingo, 30 de junho, em Paulínia (SP).

• Confira a galeria de fotos da prova

Jovem acumulou o título na Elite e Sub23. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

“Poder realizar o campeonato aqui em Paulínia foi uma grande responsabilidade. É um evento grande, com envolvimento de vários setores do governo, além de necessidades técnicas que exigem muito cuidado. Agradeço a CBC pela oportunidade e tenho certeza que juntos fizemos o nosso melhor para conseguir entregar uma competição de alto nível, com a qualidade exigida para a categoria”, destacou Julio Brustolin, coordenador do evento.

A prova aconteceu em um circuito de 8,3km. No total, os ciclistas percorreram 21 voltas que somaram 174km. O grupo permaneceu compacto apenas durante os primeiros quilômetros, e poucos foram os atletas que arriscaram a se desgarrar do pelotão principal. As fugas sempre eram rapidamente neutralizadas pelas principais equipes presentes.

Pelotão compacto no início da prova. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Faltando cerca de dez voltas para o final, alguns dos principais favoritos começaram a direcionar o ritmo da corrida. Entre uma escapada e outra, o catarinense Vitor Zucco, que atualmente é radicado nos EUA e defende a equipe CCB Foundation, surgiu como um estreante na fuga de seis atletas que liderava a competição. Após alguns ataques, Vitor resolveu arriscar uma escapada solitária, onde rapidamente conseguiu abrir uma boa vantagem sobre os adversários.

Vitor durante a prova. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Com essa atitude, Vitor passou aproximadamente cinco voltas em um verdadeiro teste de contrarrelógio. Aos poucos, viu o sonho de ser campeão nacional se tornar realidade ao avistar a linha de chegada cada vez mais perto, mantendo sempre uma vantagem superior a 1 minuto sobre os atletas perseguidores. A medalha de ouro foi conquistada com o tempo de 4h14min51s. A prata ficou com Alessandro Guimarães, da São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, a 1min04s, enquanto o bronze ficou com Alex Correa, da Topazza Team, com o mesmo tempo.

Vitor recebendo abastecimento do pai durante a prova. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Nos metros finais, bastante emocionado, Vitor Zucco fez questão de cruzar a linha de chegada com a bicicleta nos braços, demonstrando um ato de pura alegria e satisfação, que foi reverenciado com uma salva de palmas pelo público presente e principalmente pelos seus país, que vibraram do início ao fim com o primeiro título nacional do filho.

Jovem revelação do ciclismo brasileiro conquistou o título nacional, em Paulínia, após uma grande demonstração de força e personalidade. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

“Eu mesmo acabei ficando surpreso com o desenrolar da prova, mas depois de ter tomado a decisão de atacar eu não poderia voltar atrás. Cruzei a linha de chegada bastante emocionado, essa foi a primeira vez que eu estava vendo meus país esse ano, e receber o apoio deles durante todas as voltas me deu a energia necessária para conseguir alcançar esse resultado”, comentou Vitor.

O jovem de 21 anos, que atualmente mora nos Estados Unidos, andou as últimas voltas sozinho. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e Paulínia Racing Bicicross, com patrocínio da Penks Vestuários e apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia.

Pódio Sub23. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Pódio Elite. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Recommended for you

1 Comment

  1. Vinicius Araujo

    1 de julho de 2019 at 10:47 am

    Parabéns garoto, camisa almejada por muitos brasileiros que correm aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *