Campeonato Brasileiro

Danilas Ferreira surpreende e vence prova de resistência no Brasileiro de Ciclismo

on

Ao contrário do que a maioria das atletas estavam prevendo, a prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite, realizada neste sábado, 29, começou a ser definida ainda nos primeiros quilômetros. Disputada em um percurso praticamente plano, com poucos trechos de grande dificuldade, as ciclistas percorreram 11 voltas, totalizando 91,9km.

Largada da prova em Paulínia. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

• Confira a galeria de fotos da prova

Mesmo com poucas subidas, a prova teve o vento como principal obstáculo, exigindo muita força das atletas das categorias Elite e Sub23 feminino, que começaram a definir o título logo no início da prova, quando quatro ciclistas se distanciaram das adversárias chegando a atingir uma vantagem de 3 minutos sobre o pelotão principal.

Fuga do dia. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

O trio, formado por Marcia Fernandes, Danilas Ferreira e Cristiane Silva, se revezaram na liderança da competição até a última volta, momento que foram alcançadas pela atleta Flávia Oliveira, 7ª colocada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ao encostar na fuga, Flávia chegou a atacar, mas logo foi seguida pelas adversárias, que preferiram levar a decisão para os metros finais.

Com um Sprint espetacular, Danilas Ferreira, da equipe Tropix/Penks, superou as principais favoritas e garantiu a vitória com o tempo de 2h32min15s. Após cruzar a linha de chegada, a campeã não escondeu a emoção e vibrou bastante com o novo título nacional.

Danilas comemorando a vitória. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

“Passei dois anos afastada do ciclismo de estrada, competindo apenas MTB, então voltar vencendo uma prova dessa importância é muito gratificante. Ainda não caiu a ficha, é difícil acreditar, mas sei que estou muito feliz em fechar minha participação com a medalha de ouro”, destacou Danilas.

Flávia Oliveira, da Fearless Femme/FAB, conquistou a medalha de prata, enquanto Cristiane Silva, da Memorial/Santos, ficou com o bronze, ambas com o mesmo tempo da campeã.

Pódio Elite. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Dois ouros

Com duas medalhas de ouro, Talita da Luz finalizou o campeonato como um dos principais destaques. A atleta, que representa a equipe Liga de Ciclismo Campos Gerais, venceu o contrarrelógio, na sexta, e hoje voltou ao lugar mais alto do pódio com o tempo de 2h36min30s.

Pódio Sub23. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

“Esse foi o meu último ano na categoria Sub23, então eu treinei bastante para conseguir fazer uma boa prova e estou muito satisfeita de poder sair com a vitória das duas provas. Agradeço a todas as pessoas que me acompanham, minha família, e também ao meu treinador e noivo Mauro Ricetti”, contou Talita.

O pódio também contou com Nicolle Borges, da SMELJ/Curitiba, medalha de prata a 47s, e Thayná Araujo, da Memorial/Santos, bronze a 6min43s.

Recommended for you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *