Estrada

Ben-Hur Sturaro é top 5 na Commerce Criterium

on

Ben-Hur Sturaro na Georgia (Divulgação)

A temporada de provas nos Estados Unidos segue rendendo bons frutos para o ciclista Ben-Hur Sturaro, bombeiro de Araçatuba (SP). Neste fim de semana, o integrante da equipe Promax Bardahl disputou duas provas da chamada “Speed Week”. No sábado (27), ele foi o 30º colocado da Athens Twilight Criterium, em Atenas, na Georgia. No domingo, no mesmo estado norte-americano, porém na cidade de Comércio, concluiu em quinto lugar a Commerce Criterium, recebendo, em seguida, dos oficiais da USA Cycling uma atualização de categoria, agora na “Cat 2”.

“Estou muito feliz por ser reconhecido pelos oficiais da USA Cycling, a entidade norte-americana do ciclismo, após garantir a quinta colocação na Commerce Criterium na disputa Cat 2/3. Comecei minha trajetória em 2017 competindo nos Estados Unidos e já naquela ocasião subi da categoria 5 (entrada) para 4. Em 2018, outro degrau alcançado. E agora, após chegar aqui em março na categoria 3, recebi a confirmação de que estou na ‘cat 2’. Passo a passo vamos com tudo, rumo à Elite Pro Team Nacional”, comemorou Ben-Hur.

O fim de semana de competições começou para Ben-Hur Sturaro na manhã de sábado, quando disputou a amadora da Athens Twilight Criterium, que valeu como seletiva para a prova entre ciclistas profissionais no evento à noite. Com a 30ª colocação, o araçatubense garantiu sua vaga. “Mesmo não chegando ao pódio, consegui vaga em uma das disputas mais importantes da região da Geórgia e Carolina do Sul. Tentei a fuga, mas logo o pelotão me buscou. Aí, a estratégia foi de me resguardar, para garantir uma boa colocação no sprint final”, relatou o ciclista, que concluiu a corrida em 36min21. O vencedor foi Justin Bolde, em 36min05.

“Para a competição da noite, com os ciclistas profissionais, acabei não conseguindo descansar o suficiente. O pelotão era extremamente rápido, até porque contou com um alto nível de competidores dos Estados Unidos. Ao todo, mais de 150 atletas largaram para o evento principal. Pedalei com dores de cabeça e após cerca de 30 minutos, fui cortado da prova”, relatou.

Ben-Hur e atletas da ButcherBox (Divulgação)

Na tarde do dia seguinte, foi a vez de competir na Commerce Criterium. Ben-Hur foi o quinto colocado, em 50min47, apenas um segundo atrás dos três ciclistas que garantiram lugar no pódio, Dillon Swaim, Amai Rawls e Keith Mullaly. Com a colocação, recebeu o convite dos oficiais da prova para competir na categoria Pro 1/2 da mesma competição e a consequente atualização de sua categoria.

“A primeira prova em Comércio foi muito rápida. Me posicionei bem o tempo inteiro e garanti o top 5. Em seguida, recebi o convite para competir com os profissionais, o que automaticamente me daria um upgrade de categoria. Confesso que não contive as lágrimas e topei o desafio. Acho que foi o pelotão mais veloz que já estive na vida. Um pelotão de 85 ciclistas profissionais, em que eu sabia, se tentasse algo, acabaria ficando para trás. A sete voltas do fim, senti muitas câimbras e tive que abandonar, mas a experiência foi incrível”, comentou Ben-Hur. “Queria fazer ainda um agradecimento aos ciclistas da ButcherBox Cycling. Foram muito bacanas comigo e me incentivaram demais na corrida”, concluiu.

Próximos compromissos – Ainda nesta semana, Ben-Hur Sturaro disputa mais duas provas nos Estados Unidos. Na quarta-feira (1º), estará em mais um etapa da Simon & Sigalos Persuit. Já no sábado e domingo (4 e 5), disputará a Memorial Sports Medicine Center Cinco de Mayo Criterium Weekend.

Recommended for you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *