Estrada

Mundial de Ciclismo será realizado de quatro em quatro anos a partir de 2023

em

Anúncio aconteceu no velódromo Sir Chris Hoy, em Glasgow, na Escócia. (Foto: UCI)

A UCI (União Ciclística Internacional) anunciou um novo formato para o Campeonato Mundial de Ciclismo. A partir de 2023, o Mundial passará a ser realizado de quatro em quatro anos e, a Glasgow, na Escócia, será a primeira sede para a competição que reunirá 13 Campeonatos Mundiais da UCI para diferentes disciplinas de ciclismo em um evento sem precedentes, que verá milhares dos melhores ciclistas do mundo, competindo para ganhar a prestigiada camiseta arco-íris.

Glasgow e Escócia têm uma experiência considerável na organização de eventos internacionais de ciclismo, incluindo as etapas anuais de várias provas da entidade máxima do ciclismo mundial.

A atual infraestrutura de ciclismo em Glasgow – como o Velódromo Sir Chris Hoy e o Glasgow BMX Centre – permite que Glasgow e Escócia sediem o Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI sem a necessidade de construir novos locais.

A partir de 2023, o Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI será realizado a cada quatro anos, no verão do ano anterior ao do olímpico. Durante várias semanas, a cidade anfitriã e/ou região se tornará a verdadeira capital do ciclismo do mundo. As imagens transmitidas em todo o mundo mostrarão a região para todos os cantos do mundo, enquanto as dezenas de milhares de visitantes impulsionarão o turismo.

Falando no anúncio de hoje (8) no Velódromo Sir Chris Hoy em Glasgow, o presidente da UC, David Lappartient disse: “Estou muito contente que a UCI tenha hoje concedido o Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI de 2023 a Glasgow e Escócia. A criação e a implementação deste evento foi um dos compromissos que fiz durante a minha campanha para a presidência da UCI e tenho orgulho de tê-lo cumprido. Gostaria de agradecer ao Event Scotland, ao Glasgow Life, ao UK Sport e ao British Cycling pelo envolvimento entusiástico na primeira edição deste evento histórico, que irá mostrar de forma exclusiva o nosso esporte e suas diferentes disciplinas em um palco internacional. Glasgow e Escócia têm uma grande experiência na organização de grandes eventos esportivos, notadamente multi-esportivos, como a primeira edição do Campeonato Europeu de Esportes que organizou em 2018. Estou convencido de que o Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI será uma grande sucesso”, enfatizou o francês.

“A premiação de um evento como este representa uma oportunidade maravilhosa para incentivar o ciclismo como uma forma de mobilidade diária, garantindo um futuro sustentável para as áreas urbanas e rurais e suas populações. Glasgow e Escócia compartilham essa visão e aproveitarão esses campeonatos para incentivar isso em seu território’, complementou o presidente da UCI.

Provas anuais
A UCI atualmente organiza Campeonatos Mundiais anuais em cada uma de suas disciplinas em diferentes cidades-sede em todo o mundo. O novo Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI reunirá, em uma única região, 13 campeonatos mundiais da UCI a cada quatro anos, a partir de 2023:

• Campeonatos Mundiais de Estrada UCI
• Campeonatos Mundiais de Estrada ParaCiclismo UCI
• Campeonatos Mundiais de Ciclismo de Pista UCI
• Campeonatos Mundiais de Trilha Para Ciclismo UCI
• Campeonatos Mundiais de Cross Mountain UCI Mountain Bike
• Campeonatos Mundiais de Ciclismo de Montanha UCI
• Campeonatos Mundiais de Maratona de Mountain Bike da UCI
• Campeonatos Mundiais Eliminatoriais de Mountain Bike UCI
• Campeonatos Mundiais de Trials da UCI
• Campeonatos Mundiais de BMX Freestyle Park da UCI
• Campeonatos Mundiais de BMX da UCI
• Campeonatos Mundiais de Ciclismo Indoor da UCI
• Campeonatos Mundiais UCI Gran Fondo

Recomendado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *