DH

Descida das Escadas de Santos reúne pilotos para 17ª edição no Morro do Pacheco

on

Descida das Escadas de Santos chega a sua 17ª edição em 2019. (Foto: Francisco Arrais/Divulgação)

Os treinos para a 17ª Downhill Urbano Brasil, uma das maiores prova da modalidade na América Latina, começam neste sábado (16) no Morro do Pacheco, em Santos (SP). Os pilotos enfrentarão um trajeto com desnível de 143 metros, o equivalente a um prédio de 45 andares. As primeiras provas classificatórias acontecem também neste sábado e, no domingo (17), haverá a grande final da competição.

Os 514 degraus da pista de 600 metros com diversos obstáculos receberão 80 atletas de cinco países, com os favoritos Lucas Borba e Silvio Felix, em busca do título para o Brasil. Tradicionalmente, os dez melhores tempos da primeira fase se classificam para as finais.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, promove também a participação comunitária oferecendo lazer e entretenimento aos moradores que trabalham na organização, em atividades como merchandising, fiscalização de pista, segurança e recepção. O projeto Sou Consciente coleta resíduos sólidos recicláveis, gerando renda para o Instituto Amigos do Pacheco, ONG criada pelo evento junto aos moradores para realizar melhorias no morro.

Seguindo a vocação comunitária da prova, serão realizados dois concursos paralelos à corrida: Arte nas Escadas, com sete artistas plásticos que vão colorir, em tempo real, 60 painéis distribuídos no Pacheco, e Garota Downhill, que será escolhida pelos jurados no sábado (16).

PROGRAMAÇÃO

Na tarde da sexta-feira (15), os atletas participaram do congresso técnico da competição e receberam os kits de equipamentos.

No sábado, os treinos começam às 9h. Às 16h, começa o qualify com as provas de categorias e, às 18h30, acontece a premiação das categorias. Os dez atletas com os melhores tempos se classificam para as finais.

No domingo (17), a pista será liberada para treino livre opcional até as 10h, quando começa a semifinal. A final, já com cinco atletas, está marcada para as 11h. A premiação é a partir das 11h15.

* Com informações da prefeitura de Santos

Recommended for you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *