Estrada

Gustavo Veloso vence a contrarrelógio individual da Volta a Portugal

on

Veloso comemora mais uma vitória no contrarrelógio da Volta a Portugal. (Foto: Divulgação)

Veloso comemora mais uma vitória no contrarrelógio da Volta a Portugal. (Foto: Divulgação)

Gustavo Veloso venceu o contrarrelógio da 9ª e penúltima etapa da 77ª Volta a Portugal. Nos 34,2 quilômetros de luta individual contra o cronômetro, entre a Praia do Pedrógão e o centro de Leiria, o galego da W52-Quinta da Lixa andou a uma velocidade média que passou os 50 km/h, gastando 40 minutos e 41 segundos. Se havia dúvidas, o líder da Volta 2015 acabou com elas, neste sábado, ao deixar o segundo classificado, José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) a 26 segundos e Rafael Reis (Team Tavira), terceiro, a 35 segundos.

publicidade


Depois do triunfo, Gustavo Veloso sentia um alívio como ainda não tinha sentido apesar de estar de Amarelo desde o terceiro dia de prova. “Sinto-me com a sensação de objetivo cumprido, Sabia que tinha rivais duros e não podia facilitar. Hoje é o primeiro dia em que já consigo respirar com um pouco de alívio”, afirmou Veloso que, este domingo, vai chegar a Lisboa com a camisa amarela.

Após as contas do contrarrelógio, Veloso está a um pequeno passo de vencer a prova rainha do ciclismo nacional português e agora tem 2 minutos e 21 segundos sobre o segundo classificado Jóni Brandão.Alejandro Marque, também da Efapel, agora na terceira posição, está a 2 minutos e 28 segundos do líder.

Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), até aqui vice-líder da competição, foi o azarado da etapa. Uma avaria técnica empurrou-o da segunda para a quarta posição da classificação geral.

As demais classificações não sofreram alterações: Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) já tinha garantido a camisa azul de Montanha e a classificação de melhor joven é do russo Aleksey Rybalkin (Lokosphinkx).

10ª Etapa – 9 agosto 2015
A 10ª e última etapa da 77ª Volta a Portugal acontece neste domingo (9), com o regresso de Vila Franca de Xira às emoções da prova. Já passaram 39 anos desde que a cidade ribatejana viu, pela última vez, uma partida da Volta. Até Lisboa, a etapa de consagração de Gustavo Veloso, terá 132,5 Km.

Recommended for you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *