Mountain Bike

CBC divulga nota de esclarecimento sobre critérios de convocação para o Mundial de MTB

em

Questionamentos surgiram depois da divulgação dos convocados para o Mundial da Suíça. (Foto: Luis Claudio Antunes/bike76)

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), divulgou na quarta-feira (9), uma nota com esclarecimentos sobre os critérios utilizados para a convocação de ciclistas para o Campeonato Mundial de MTB, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro, na cidade de Lenzerheide, na Suíça.

Recentemente, após a divulgação dos convocados para o Mundial da Suíça, Henrique Avancini, atual número 2 do mundo, postou um longo texto em seu perfil no Instagram, discordando dos critérios adotados pela CBC. “Já me posicionei algumas vezes em relação aos pontos que eu considero falhos, dentre eles: – Critérios justificáveis ao invés de critérios concretos prévios”, diz o início do texto publicado pelo biker, que teve uma grande repercussão.

Abaixo, a nota da Confederação Brasileira de Ciclismo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em atenção aos questionamentos levantados sobre a convocação para o Campeonato Mundial de MTB 2018, e em respeito a todos os atletas do MTB brasileiro, a Confederação Brasileira de Ciclismo vem esclarecer que:

1) O ranking mundial citado como índice para o critério publicado no dia 24/07/2018, referente a participação e convocação dos atletas brasileiros para o Campeonato Mundial de MTB XCO 2018, disponível no link: http://cbc.esp.br/noticias/busca/id/10842, se refere ao Ranking Mundial Individual UCI. Em nenhum momento foi feito referência ou apontada a possibilidade de utilização do Ranking Olímpico UCI para este fim.

2) A utilização do Ranking Olímpico Por Nação UCI como índice para convocações de demais competições (Copas do Mundo, Mundiais, Pan-Americanos, etc…) seria impraticável e incoerente, tendo em vista o curto espaço de tempo que este ranking está aberto, além de contemplar e divulgar apenas os três melhores atletas do país como referência para somar pontos. No caso de existir quatro ou mais vagas para qualquer outra competição, ficaríamos reféns de um segundo critério, tornando o processo desgastante e subjetivo.

Por esse motivo, o Ranking Olímpico Por Nação UCI será utilizado apenas e exclusivamente para a classificação e convocação Olímpica. Para a participação brasileira em todas as demais competições, será utilizado o Ranking Mundial Individual UCI, além dos demais critérios previamente publicados e estipulados pela confederação.

3) Não existe e nunca existiu nenhum acordo pré-estabelecido entre atleta e seleção/confederação com relação a despesas e realocação de recursos referente a participação de eventos.

Desta forma, a Confederação Brasileira de Ciclismo reafirma seu compromisso com os atletas, Clubes, técnicos, dirigentes, e todos os envolvidos, especialmente no que se refere a transparência e ampla divulgação dos critérios pré-estabelecidos para convocações de todas as seleções.

Recomendado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *