Mercado

Shimano mira novo mercado de e-bikes com lançamento do Steps E7000 para MTB

em

E7000 (Divulgação / Shimano).

A Shimano acaba de anunciar o mais novo grupo para e-bike no seu portfólio, o Shimano Steps E7000, projetado para inspirar mountain bikers a explorar novos territórios, oferecendo até 25 km/h de assistência em velocidade. Enquanto o grupo top Shimano para e-MTB, o E8000, foi projetado para aguentar pilotagem agressiva em terrenos difíceis e trilhas técnicas com subidas exigentes, o novo E7000 foi desenvolvido para um mountain bike mais recreacional, com característica rider-tuned (ajustado ao ciclista) e de fácil utilização pelo biker.

Sob controle – Os controles de guidão para o Shimano Steps E7000 incluem um comutador para mão esquerda que efetua a mudança do Modo de Apoio (para mudar do modo Off para Eco, Trail e Boost) e um comutador/trocador assimétrico do lado direito para controle das mudanças de marcha (Di2). Uma característica muito conveniente para os mountain bikers, é o design do comutador esquerdo que permite uma combinação eficaz e discreta com a alavanca de operação do tubo de selim telescópico (retrátil).

E-TUBE RIDE App (Divulgação / Shimano)

O Shimano Steps E7000 vem com um design de abraçadeira, compatível com todas as configurações de mountain bike incluindo o novo i-Spec EV standard da Shimano, que cria um cockpit ainda mais limpo. A sensação de acionamento desse botão também mudou, oferecendo uma operação bem mais simples, com um click de sensação clara para o ciclista, que poderá ser sentido mesmo utilizando luvas grossas.

Display de Informações – Todas as medições vindas da Unidade Motora, da bateria e do sistema Di2 da Shimano podem ser conferidas na nova unidade console (SC-E7000), display de alta visibilidade que oferece aos ciclistas informações importantes como o Modo de Apoio, velocidade, carga da bateria e, para quem utiliza o Di2, as opções de marcha.

A nova funcionalidade wireless do Shimano Steps também permite que você cheque todas as informações do seu pedal em aparelhos de outras marcas como, unidades de serviço por GPS ou Smartphone, através da utilização do minimalista e novo conector para transferência de informação, o EW-EN100.

Para aqueles que são adeptos de um cockpit extremamente clean, também é possível alterar o sistema de Modos de Apoio e monitorar o nível da bateria através das luzes de LED e botões no conector EW-EN100. Você também poderá mudar o Modo de Apoio através de botões na unidade de display, o que significa que você pode até retirar completamente o comutador de Modo de Apoio da mão esquerda para uma configuração super clean.

Tecnologia de Unidade Motora – O apoio à pedalada vem de uma Unidade Motora poderosa e responsiva de 60Nm, que lhe dá assistência onde e quando você mais necessita. Também existe a possibilidade de customizar sua performance no pedal, dependendo se você busca uma aceleração ideal ou uma melhor economia da bateria, ou, algo no meio termo. Basta escolher entre os modos de Apoio Explorer, Dynamic ou configuração Custom no aplicativo de Smartphone E-Tube Ride e as características de uso da sua unidade motora mudarão automaticamente.

A unidade motora do E7000 traz todos os benefícios que já estavam presentes na unidade motora E8000. Ela manda até 500-watts em potência máxima (potência nominal: 250W) para levar você até a uma velocidade de 25 km/h, de forma dinâmica, respondendo a quanto de apoio você necessita. O formato e acabamento da unidade motora é elegante e compacto mantendo uma medida estreita de Q-factor, e é um dos mais leves projetados para e-MTB’s. O principal ponto da unidade motora é o Apoio ao pedalar que ela oferece, intuitivo e responsivo, completamente em sintonia com a forma com que você pedala.

publicidade

Modos de Apoio – A unidade motora opera em três Modos de Apoio para oferecer diferentes níveis de assistência, se adequando a condições de pedal variadas. Pode optar pelo modo Eco, para uma assistência mais branda e baixo consumo de bateria; pode escolher o modo Trail para obter equilíbrio perfeito entre apoio responsivo e consumo de carga da bateria; e com o modo Boost, consegue maior potência de apoio, aceleração rápida e resposta instantânea de suporte para uma velocidade máxima de até 25 km/h. As características dos Modos de Apoio também podem ser ajustadas entre Explorer, Dynamic ou Custom, usando o aplicativo de fácil utilização para Smartphone, E-Tube Ride, permitindo aos ciclistas de e-MTB darem um ajuste fino no apoio desejado visando tanto o nível de apoio quanto o consumo de bateria.

Não importa qual configuração você escolha, você vai receber resposta potente e intuitiva através do sensor de torque que avalia o seu input de pedalada. Isso faz com que o sistema Shimano Steps ofereça a sensação de estar pedalando uma bike mais suave, controlável e dinâmica. E mesmo que você esteja pedalando acima da velocidade de Apoio, ou com o sistema elétrico desligado, graças ao baixo arrasto do sistema da Shimano, o ato de pedalar continua sendo suave e confortável sem nenhuma resistência adicional oferecida pela Unidade Motora desativada.

Sensação de pedalada natural – A avançada tecnologia eletrônica não está em evidência apenas na Unidade Motora, mas também no sistema de transmissão. Assim como seu irmão mais velho, o E8000, o sistema Shimano Steps E7000 para componentes de e-MTB se combina ao sistema de transmissão Di2 para entregar um sistema Shimano completo e sensação natural de pedalada.

Enquanto algumas Unidades Motoras de e-MTB posicionam as pernas dos ciclistas um pouco mais abertas do que em mountain bikes normais, o Shimano Steps para e-bikes oferece uma posição natural e eficiente na bicicleta graças a uma unidade motora mais compacta e delgada e, uma distância entre os braços do pedivela (o Q-factor) de uma mountain bike tradicional. Além disso, fabricantes de quadros podem se beneficiar da Unidade Motora compacta que facilita o projeto de e-MTBs para obter os melhores, mais ágeis e mais responsivos quadros. É a atenção a estes detalhes intrínsecos e essenciais ao mountain bike que tornam o Shimano Steps especial e único.

Os novos componentes do Shimano Steps E7000 estarão no mercado no hemisfério norte entre setembro e outubro, simultaneamente com o aplicativo de Smartphone E-Tube Ride, disponível à partir do site Shimano’s E-Tube: http://e-tubeproject.shimano.com.

Recomendado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *