Brasil

Ciclismo do Brasil inicia disputa dos Jogos Sul-americanos na Bolívia

em

Brasil participa da disputa com 15 ciclistas. (Foto: Divulgação)

Com uma equipe jovem formada por 15 atletas, a seleção brasileira de ciclismo disputa neste domingo (27) a primeira prova nos Jogos Sul-americanos de Cochabamba. O desafio será a prova de contrarrelógio individual do Ciclismo de Estrada, que terá Leonardo Finkler como representante do país.

Considerado uma das competições mais importantes do continente, ou até mesmo como as Olímpiadas da América do Sul, os Jogos-Sul-americanos reúnem atletas de 14 países que integram a ODESUR (Organização Desportiva Sul-Americana): Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O ciclismo será responsável por distribuir 60 medalhas entre quatro disciplinas olímpicas: Ciclismo BMX, Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Ciclismo de Pista. Para disputar os Jogos, a confederação selecionou 15 atletas que irão defender o Brasil em dez provas. Serão seis provas no Ciclismo de Pista, duas no Ciclismo de Estrada e uma no Mountain Bike e BMX. Todas as provas serão disputadas nas categorias masculina e feminina.

A equipe brasileira de ciclismo masculina será composta por Anderson Ezequiel Filho (BMX Racing), Flavio Vagner Cipriano (Ciclismo de Pista), João Vitor da Silva (Ciclismo de Pista), Kacio Fonseca da Silva Freitas (Ciclismo de Pista), Leonardo Henrique Finkler (Ciclismo de Estrada), Luiz Henrique Cocuzzi (Mountain Bike), Ricardo Pereira Dalamaria (Ciclismo de Pista) e Fábio Dalamaria (Ciclismo de Estrada).

Já nas provas femininas, o ciclismo brasileiro estará representado por Bruna Saalfeld Elias (Mountain Bike), Carolina Barbosa Alves do Nascimento (Ciclismo de Pista), Gabriela Yumi Nishi Gomes (Ciclismo de Pista), Julia Alves dos Santos (BMX Racing), Talita da Luz de Oliveira (Ciclismo de Estrada), Thayná Araujo de Lima (Ciclismo de Estrada) e Wellyda dos Santos Rodrigues (Ciclismo de Pista).

A primeira prova do ciclismo acontece neste domingo, com uma corrida contrarrelógio individual. Na próxima segunda e terça (28-29/05), serão realizadas as provas de Time Trial e Racing do BMX. Já no dia 30 de maio, os atletas iniciam as disputas do Ciclismo de Pista. As provas no Velódromo seguem até o dia 02 de junho. No dia 3 de junho acontecem as provas de resistência do Ciclismo de Estrada e dia 5 de junho as provas do Mountain Bike.

O ciclismo compete nos Jogos Sul-Americanos sob o comando de Ana Claudia Stipanich (Chefe de Equipe) e dos técnicos Emerson Silva (Ciclismo de Pista), Hélio Antônio de Souza (Mountain Bike), Marcelo Donnabella (Ciclismo de Estrada) e Thomas Allier (BMX Racing). A delegação ainda conta com a presença do mecânico Eduardo Oliveira.

Recomendado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *