Estrada

VÍDEO: em dia de fugas, espanhol vence e assume liderança da Volta de Guarulhos

em

O espanhol Jordi Simón, da equipe Funvic / Brasil Pro Cycling, de São José dos Campos, venceu a 2ª etapa da Volta Ciclística de Guarulhos, realizada nesta sexta-feira, dia 21 de julho, com largada no Bosque Maia e chegada no Pico Olho d’Água, em Mairiporã.

Mas até a vitória do espanhol, muita coisa aconteceu na etapa. Depois da largada, o pelotão andou 20 km neutralizado por dentro de Guarulhos, até pegar a Estrada Nazaré local onde foi dado a largada oficial deste segundo dia. Depois de alguns quilômetros de prova, Magno Nazaret atacou o pelotão e saiu em uma fuga solitária. O ciclista da Funvic andou escapado até o km 61 da prova, vencendo os dois prêmios de montanha e o único de meta-voltante do dia.

? Veja a galeria de fotos da etapa

Mais atrás, o pelotão se quebrou em várias partes. Um destes grupos, passou a perseguir Nazaret, com ciclistas de Ribeirão Preto quase sempre na ponta.

Magno foi alcançado logo depois do prêmio de Montanha, já com mais de 61 quilômetros percorridos. Deste ponto para frente, houve novas tentativas de fuga e a que durou até quase a chegada, foi a do venezuelano José Garcia, TEAM ADF Guarulhos) e do então líder geral Murilo Affonso (Funvic).

Os dois se revezaram e chegaram nos três últimos quilômetros da prova sozinhos e começaram a encarar a duríssima subida até o topo do pico Olho dÁgua. Logo no início, o brasileiro apertou a passada e deixou o venezuelano para trás.

Murilo foi vencendo metro-a-metro e, faltando cerca de 1 km para a chegada, ainda estava sozinho. No grupo que vinha atrás, alguns ciclistas fizeram também uma ótima escalada e conseguiram se aproximar de Murilo.

Já quase no final, Jordi Simón, companheiro de equipe de Murilo, apertou a passada, passou o líder geral e venceu a etapa.

Simón terminou os pouco mais de 60,4 km da prova com o tempo de 1h41min12. O segundo lugar ficou com Murilo Affonso, que cruzou a linha depois de 16 segundos do vencedor. Alan Maniezzo, de Ribeirão Preto, foi o terceiro colocado.

2ª etapa da Volta Ciclística de Guarulhos. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Caio Godoy, da Funvic, e José Jailson Diniz, da ADF Guarulhos, completaram o pódio em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Com a vitória na etapa, o espanhol assumiu a liderança geral e agora tem seis segundos de vantagem para seu companheiro de equipe, Murilo Affonso e 20 segundos para Maniezzo, que ocupa o terceiro lugar.

Jordi falou sobre a vitória, a sua primeira no Brasil. (vídeo)

Nas classificações gerais, a Funvic continua seu domínio. Além de ter o líder geral individual, lidera entre as dezessete formações participantes e ainda tem Murilo Afonso como líder por pontos, Caio Godoy como líder Sub23 e Magno Nazaret como líder de montanha.

Neste sábado, dia 22, o pelotão largará às 11 horas para mais um desafio e irá percorrer 158,3 km, com largada e chegada em Guarulhos, passando por Nazaré Paulista, Igaratá e Santa Isabel.

Recomendado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *