Estrada

Gran Fondo New York chega ao Brasil com etapa no Rio de Janeiro

em

O Grand Fondo New York – GFNY, que é sucesso em várias metrópoles do mundo. (Foto: reprodução)

Uma das grandes competições de ciclismo do mundo chega ao Brasil em 2017. O Grand Fondo New York – GFNY, que é sucesso em várias metrópoles do mundo, será realizado em Conservatória, distrito de Valença, município do sul Fluminense, no dia 6 de agosto, e foi trazido pelas mãos de quatro “ciclistas” empreendedoras. Na primeira edição brasileira, são esperados cerca de mil atletas, divididos em 12 categorias. Além da prova, quem prestigiar o evento terá a chance de desfrutar de um calendário extenso de atividades, com música, gastronomia e turismo, iniciação para crianças, feira de exposição e palestras.

As organizadoras tiveram interesse em fazer uma de suas etapas de 2017 no Brasil, já que o país sempre teve muitos participantes em suas provas ao redor do mundo. Em 2016, na principal prova do Gran Fondo, realizada em Nova Iorque, mais de 700 brasileiros, o segundo maior contingente na corrida, depois dos Estados Unidos, competiram.

“O GFNY tem uma enorme legião de fãs apaixonados no Brasil”, contou Lidia Fluhme, presidente da GFNY, explicando como foi a negociação para que a prova chegasse ao Brasil.

“Para criarmos a GFNY Brasil, fizemos parceria com quem tem conhecimento no esporte. A Luisa Jucá é organizadora do Tour do Rio e de inúmeros eventos amadores, com participação em massa. Essa parceria garantirá uma verdadeira experiência GFNY”, completou Lidia.

Os elogios recebidos pela presidente do GFNY fazem com que as organizadoras da prova no Brasil aumentem a expectativa para um grande evento. E não só repleto de brasileiros, como também de muitos visitantes de todo o mundo.

“O ciclismo é um dos esportes que mais crescem no Brasil. Como líder na produção de eventos de ciclismo no Brasil, com dez anos de experiência, estamos orgulhosos de sediar GFNY em nosso país. Trata-se de uma grande ousadia trazer um evento deste tamanho, mas estamos ansiosos para receber ciclistas amadores de todo o Brasil e do mundo. E num dos lugares mais bonitos e charmosos do estado do Rio de Janeiro”, disse Maria Luisa Juca, uma das sócias do GFNY Brasil.

O que é o GFNY
O GFNY é um desafio de resistência pessoal, onde os ciclistas competem contra outros atletas, o relógio e si mesmo. Aberto para amadores e profissionais, o evento traz o conceito “Be a pro for a day” e simula um verdadeiro Grand Fondo Italiano: largada em massa, controle de tempo por chip, sinalização ao longo do percurso, resultados baseados nos tempos gerais, medalha aos participantes, troféus e camisas para os campeões gerais masculino e feminino, além do pódio por faixa etária.

Quem se inscrever poderá escolher duas opções de percurso: 80km ou 160km. A primeira considerada um trajeto médio e o segundo uma longa prova para testar a resistência de ciclistas amadores de todo o mundo.

Outro grande ponto alto do evento será a Bike Expo GFNY Brasil, que começará dois dias antes da prova. Parada obrigatória para todos os atletas partcipantes para retirada dos kits, também sediará exposições e festas.

O GFNY é, hoje, a competição que reúne o maior número de ciclistas de nacionalidades diferentes. Em 2016, a prova de Nova Iorque contou com atletas de 93 países. Depois dos Estados Unidos, o Brasil foi o país com o maior número de inscritos, 702, o que representa 14,5% dos participantes. A média de idade dos competidores é de 41 anos e, proporcionalmente, é a prova que mais reúne o público feminino (19%).

Recomendado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *