Estrada

Jovens promessas do ciclismo em ação nos Jogos Escolares da Juventude

em

Julia terminou em segundo no feminino. (Foto: COB/Divulgação)

Julia terminou em segundo no feminino. (Foto: COB/Divulgação)

A quinta-feira (22) dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 – Etapa 12 a 14 anos foi marcada pela disputa acirrada da prova por pontos do ciclismo de estrada, que simula a tradicional competição realizada no velódromo. Os ciclistas tiveram que usar muita força e tática para somar pontos durante as chegadas intermediárias e terminar a prova entre os medalhistas.

publicidade


O estado do Paraná dominou a disputa fazendo uma dobradinha no feminino com as ciclistas Vitoria As (Colégio Estadual Souza Naves) e Julia Constantino (Colégio Olimpus), que marcaram 23 e 22 pontos, terminando na primeira e segunda colocações, respectivamente. Vitoria Costa, campeã da prova contrarrelógio na sexta (21), completou o pódio em terceiro lugar com 9 pontos.

Na disputa masculina a diferença foi um pouco maior, com o paranaense Brehon Schineider (Colégio Estadual Unidade Polo) terminando a prova somando 28 pontos, contra 20 pontos do gaúcho Henrique Rabuske (Escola Estadual Gaspar Bartholomay). O brasiliense Mateus Santos (Colégio Pompílio) marcou 9 pontos e conquistou a medalha de bronze.

1º Dia de Competições
Os jovens ciclistas que representam a nova geração da modalidade abriram, na quarta-feira, 20 de setembro, as disputas do ciclismo nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 – etapa 12 a 14 anos.

A prova de contrarrelógio individual abriu o calendário do ciclismo na competição. No masculino, Kayllan Machado, que foi destaque também no Brasileiro de Estrada e Pista Junior, comemorou a vitória. O atleta que representa a Escola Estadual Benta Pereira completou o percurso de 500 metros com 40s652.

Na segunda colocação terminou Jonas Matos, da Escola Estadual Francisco Dourado (MT) com 41s555, seguido de perto por Henrique Rabusque, da Escola Estadual Gaspar Bartholomay, que completou a prova em 41s609.

Vitória Costa Crédito: William Lucas/Exemplus/COB

Vitória Costa. (Foto: William Lucas/Exemplus/COB)

Entre as meninas, brilhou o talento da carioca Vitoria Costa, que reside no Espírito Santo e defende a Escola Estadual Novo Horizonte. Vitória percorreu o percurso de 500 metros em 44s161. “Quando comecei no ciclismo não gostei muito, a rotina de treinos era intensa, eu sofria muito. Aí vi que tinha futuro no esporte e passei a me dedicar mais. Esse ano inteiro não passei um fim de semana em casa. Faço musculação de segunda a quarta-feira e de quinta a domingo treino na estrada com o meu técnico”, detalhou a campeã.

Poucos milésimos de segundos depois, Julia Constantino (Colégio Olímpus/Paraná), que recentemente foi campeã brasileira na estrada e na pista, comemorou a medalha de prata com 44s918. O bronze ficou com Karolayne Santos, da Escola Estadual Santa Cruz (ES), que cravou 47s259.

O ciclismo dos Jogos Escolares será encerrado nesta sexta-feira, dia 23 de setembro.

Recomendado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *